4 dicas para personalizar camisas da sua banda preferida

Tempo de leitura: 6 minutos

O rock sempre foi mais do que um estilo musical, mas, sim, um manifesto contra o que é estabelecido pela sociedade, um ato de rebeldia para passar uma mensagem ao mundo.

Tanto em atitudes quanto em vestimentas, o rock é externalizado por quem ama o estilo. Desta forma, continue lendo e saiba 4 ideias para personalizar camisas da sua banda ou cantor favorito.

Por que o rock é considerado um manifesto?

O rock n’ roll sempre teve o papel de servir como um movimento de antítese aos padrões normativos estabelecidos pela sociedade, desde o seu surgimento nas décadas de 50 e 60.

Bandas daquela época e das décadas seguintes sempre surgiram com letras provocativas, e o movimento esteve relacionado a diversos atos e protestos, por exemplo, em festivais como Woodstock em 69, que pregava a paz e a união através da música, em um momento triste da nossa história: estava ocorrendo a Guerra do Vietnã.

Os movimentos de contracultura andaram e andam lado a lado ao rock n’ roll, e uma forma de as pessoas se expressarem diante da indignação e de se rebelarem contra o sistema era – e continua sendo – através da moda. Seja em estilos mais extremos, como gótico, ou camisas com estampas assustadoras e pesadas, como o black metal.

Criando camisas personalizadas da sua banda favorita

Podemos tomar o Rock in Rio como exemplo, um festival que começou lá em 1985 e, hoje em dia, é considerado um dos maiores festivais a céu aberto do mundo, sendo o festival de Glastonbury, no Reino Unido, o maior do mundo! 

Ele, o nosso festival, consegue reunir em alguns dias de evento, os maiores nomes da música nacional e internacional de uma só vez. Em sua 8ª edição no Brasil, já possui mais de 2000 escalações de artistas contabilizados até 2018, e olha que começou lá em 1985 e continua mais firme que nunca!

Em festivais de música, é fácil de notar como os verdadeiros fãs esbanjam criatividade ao pensar nas roupas que sejam confortáveis, resistentes e que, no futuro, ao olharem para as peças de roupas, as memórias de um dia incrível venham à tona. Em muitos casos, é exatamente essa a intenção dos fãs: comprar uma camiseta que marque, como uma fotografia, que “eu estive lá”!

Assim como os festivais Rock in Rio e Woodstock marcaram época, chegou o momento de você criar a sua história e suas memórias. Aproveite que mais uma edição do Rock in Rio está chegando e crie as melhores peças para usar e curtir o show da sua banda favorita de um jeito inesquecível!

O estilo rocker é visto por algumas pessoas com olhares tortos e condenadores, justamente por conta do senso de rebeldia e de ir contra as “normas” impostas pela sociedade. A black shirt é uma “marca registrada” do estilo rock n’ roll e usá-la em shows é praticamente um ato cultural. 

O símbolo da cor preta remete ao sujo, à rebeldia, ao “som pesado” e a diversos outros elementos intrínsecos ao rock, mesmo que nem todos os estilos de rock se apropriem apenas da cor preta.

A peça no tom escuro é uma das mais vendidas em todo o mundo e para recriá-la, é possível dar o seu toque pessoal, seja com estampas, cortes, tons, seguindo o estilo destroyed e muito mais. E uma dica é: evite técnicas como o Transfer e a Sublimação, que não ficam muito bons em tecidos escuros.

 Confira a seguir 4 dicas para personalizar camisas da sua banda preferida:

1 – Cortes e aplicações

Para quê usar uma simples camisa com estampa da sua banda preferida, quando você pode customizar a peça toda e dar o seu toque pessoal a ela, sem fugir do estilo rocker? Vale cortar as mangas, a gola, fazer rasgos, desfiar, aplicar tachinhas, rebites, spikes e outros elementos.

Se apropriar do estilo rocker é trazer atitude e estilo para a sua maneira de se vestir, independentemente de você escutar estilos diferentes de rock, mais leves ou mais pesados. Quanto mais pesado for, você poder ser mais “agressivo” na customização, mas cuidado para não desfazer a peça toda e deixá-la inutilizável. 

2 – Estampas criativas

Se você não possui tantas habilidades manuais para realizar customizações, que tal focar em criar estampas originais relacionadas às suas bandas favoritas? Pode ser a logo da banda reimaginada, trechos marcantes de músicas deles, caricaturas dos integrantes… Vale tudo!

Crie a peça e aplique o estilo rocker em outros locais do seu look, como em acessórios, calçados, maquiagens e até piercings e penteados. Associe estas combinações com o estilo da banda. Se ela for mais punk rock, vá para um visual mais voltado para este estilo, com acessórios pesados e correntes, por exemplo.

Se a banda que for se apresentar no festival for mais indie rock, você pode seguir a linha de looks menos agressivos e mais “instagramáveis”, como os daqueles influenciadores que dão as caras em festivais como o Lollapalooza e o Coachella.

Personalizar camisas da sua banda favorita pode ser algo bem interessante, mas não terá o mesmo efeito caso você não aproveite para montar o look todo para o show. É claro que você é livre para fazer o que quiser, mas por que não entrar de cabeça no estilo rocker com jeans rasgados e estilizados, que combinam muito bem com camisas de bandas de rock?

3 – Camisas de rock não precisam ser apenas pretas

Ao contrário do que muitos pensam, camisas de rock não precisam ser pretas para reafirmar o estilo rocker. Dependendo do estilo da banda, pode ocorrer exatamente o contrário, com uma explosão de cores, como é o caso de bandas que seguem o estilo glam, como Mötley Crüe, Twisted Sister ou o branco do Whitesnake e a mistura vintage do Aerosmith.

Este estilo conta com muito brilho, cores, glitters, padrões de estampas, holográficos, penas, pinturas faciais e cortes de cabelos espalhafatosos (ou até perucas). Até hoje, em shows de bandas de rock em festivais, é possível ver uma profusão de cores no meio do mar de roupas pretas. Seja criativo!

4 – Independente da ocasião, a sua camisa precisa ser bem produzida

As camisas personalizadas de bandas de rock nunca saem de moda, e como o rock é mais do que um estilo musical, mas sim, um estilo de vida, estas peças podem ser usadas durante o ano todo, em qualquer ocasião.

Por isso, é essencial ter camisas de ótima qualidade, com estampas bem feitas e que possam durar por um longo tempo. Busque por estamparias que possam te oferecer preços justos, ótimos prazos e as melhores técnicas para estampar suas peças, além de estar ao seu lado durante todo o processo de criação!

E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!