Passo a passo de como transformar sua ideia de estampa em realidade!

Tempo de leitura: 5 minutos

Você almeja ter o seu próprio negócio de camisetas com estampas personalizadas, mas ainda não pode pagar por um designer para colocar suas ideias em prática?

Fique tranquilo e confira dicas de como transformar a sua ideia de estampas personalizadas em realidade!

Por que investir no mercado de camisetas personalizadas?

Camisetas estampadas não são como outros tipos de peças da moda, que vão e vêm de acordo com as estações. Uma das necessidades básica para a maioria das pessoas é se vestir, por isso as camisetas têm presença forte no nosso dia a dia. 

As estampas das camisetas podem retratar diversos segmentos, que variam de acordo com os gostos e posicionamentos de quem as veste. Imagine só vestir uma camiseta com aquele personagem que você mais gosta de um filme, série ou videogame?

Por meio das estampas em camisetas, é possível dizer tudo o que se deseja, de forma clara e objetiva. E você pode criar a sua própria frase, estampa ou desenho e aplicar em uma camiseta. 

Primeiro passo – Inspiração

Você não precisa ser um designer profissional para criar uma estampa, mas tenha em mente que eles podem ajudar (e muito) a dar uma qualidade profissional na arte das estampas. Busque referências e inspirações para que possa começar a rascunhar uma ideia. 

A internet é uma fonte inesgotável de inspiração, principalmente quando você sabe o público que quer atingir com o seu negócio.

Se o seu público é geek, você pode desenvolver estampas voltadas para histórias em quadrinhos, filmes de heróis, videogames ou computação, por exemplo. 

Se o segmento definido pela sua pesquisa de público aponta para fãs de música, pense em estampas envolvendo letras de músicas de grandes bandas e cantores, caricaturas, capas de discos e foque em inovar com desenhos e estampas que só você possui.

Segundo passo – Criação das estampas

Com as referências e rascunhos feitos, é hora de colocar a mão na massa. Se você puder pagar um designer profissional para produzir as suas estampas, ótimo. Mas, caso não tenha condições ainda, é hora de aprender a usar programas, como o Photoshop e o Illustrator para criar as melhores e mais criativas estampas. 

Existem tutoriais na internet tanto em texto quanto em vídeo, para que você aprenda a utilizar estes programas, ou você também pode aprender a operar ferramentas menos complexas, porém, eficientes. 

Existe o Canva, que possui diversas funcionalidades disponíveis, mesmo na versão gratuita, como o recorte de imagens e a inserção de textos. 

Além disso, também é possível começar a criação de uma estampa fazendo um desenho à mão e depois escaneá-lo para o computador. Desta forma, caso você não esteja familiarizado com equipamentos de desenho digital, como mesas digitalizadoras, pode criar a estampa usando materiais “clássicos” de desenho, como lápis e canetas, e escanear a arte para trabalhar com ela nos programas que citamos anteriormente.

Você pode criar diversas estampas para compor uma linha ou coleção da sua loja, de acordo com a estação ou datas comemorativas. Que tal pensar em estampas voltadas para o Halloween? 

Se você fizer todo o planejamento e começar a desenvolver o conceito alguns meses antes, poderá ter disponível em sua loja as estampas mais criativas já feitas. A sazonalidade afeta o mercado e você não pode deixar passar estas oportunidades, já que as vendas tendem sempre a aumentar nestas datas.

Também não se esqueça, no momento de criar o arquivo da estampa, salvar na maior qualidade possível (a partir de 300dpi), para que o resultado final não apresente falhas de impressão.

Terceiro passo – Produzindo suas camisetas personalizadas

Após criar o conjunto de estampas das futuras peças, é hora de transformar suas ideias em realidade e produzir finalmente as camisetas. E como devo proceder?

Leve suas ideias de estampas até uma estamparia que possa te ajudar a encontrar os melhores tecidos e técnicas, de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Você pode tanto enviar apenas o arquivo da estampa, como também as camisetas lisas, dependendo da estampa escolhida, já que não existe uma técnica que se adequa a todos os tipos de tecidos. 

Para tecidos como o algodão, indicamos o Silk Digital. Já para tecidos como o poliéster, indicamos a Sublimação.

Inclusive, possuímos um material gratuito com tudo o que você precisa saber sobre estas técnicas. Você pode baixá-lo e recebê-lo em seu e-mail de forma rápida.

Em uma possível tentativa de economizar ao buscar um tecido de baixa qualidade, você pode ter graves consequências no futuro! As roupas podem se desgastar mais rápido que o normal, e isso vale para a estampa também, deixando os clientes insatisfeitos e diminuindo as chances de ele comprar novamente com você.

Por isso, é importante buscar uma estamparia que ofereça a maior variedade de técnicas, bem como possua uma equipe de profissionais especializados e experientes para ajudar você a encontrar a solução que precisa, por meio de um atendimento humanizado.

Assine a nossa Newsletter e receba mais conteúdos como este!