Dicas para vender seus produtos personalizados no Instagram

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Com as redes sociais cada vez mais presentes em nossas vidas, elas deixaram de ser apenas ferramentas de interação entre pessoas e passaram a desempenhar também o papel de plataformas para novos negócios. 

E a venda de produtos personalizados no Instagram se beneficiou bastante dessa nova forma de divulgar e vender seus produtos.

Continue lendo e veja dicas de como abrir sua loja virtual no Instagram!

Por que abrir uma loja de produtos personalizados no Instagram?

Se você está acostumado a usar o Instagram, com certeza já viu posts patrocinados em que pessoas anunciam seus produtos, não é mesmo? Com as ferramentas novas presentes na plataforma, é possível ir além do que apenas postar uma foto do produto, já é viável colocar links para que, no momento em que a pessoa clicar na foto do produto, ser direcionada para a loja virtual do vendedor.

Você pode vender seus produtos direto na rede social também ou utilizá-la apenas como catálogo para a sua loja virtual.

Além dessa praticidade, é interessante saber que, pelo fato de o Instagram ter mais de um bilhão de contas ativas pelo mundo e ser a segunda rede social mais usada no nosso país, a plataforma apresenta grande potencial mercadológico, uma vez que é possível divulgar produtos de qualquer área, como beleza, saúde, alimentação e moda, por exemplo. 

Se o anúncio pago for feito de forma certa e direcionado para o público que você quer atingir, são altas as chances de as vendas crescerem. Não é à toa que diversas marcas amam o Instagram, e mais de 25 milhões  de empresas ao redor do mundo possuem perfis comerciais na plataforma.  

Divulgando seus produtos no Instagram

Graças ao feed (o seu perfil com os posts) organizado do Instagram, é possível montar uma verdadeira vitrine com seus produtos. Porém, para que seus produtos se destaquem, alguns cuidados devem ser levados em conta, como ter uma boa identidade visual, as fotos possuírem qualidade e serem atrativas aos olhos de quem está passando pela timeline do Instagram, fazendo com que essa pessoa pare de deslizar o dedo na tela e note os seus produtos.

 Como é muito fácil de publicações serem visualizadas e compartilhadas nesta rede social, o marketing de boca a boca é uma ótima forma de fazer o seu produto circular por ela, porém, não conte só com isso.

Alcance orgânico é algo super difícil de conseguir, devido a quantidade de contas e postagens diárias que ocorrem no Instagram. É importante investir seu dinheiro, então separe uma parte do orçamento do seu negócio para o marketing digital.

Assim, além de impactar seus seguidores, você alcançará possíveis clientes que estão apenas esperando uma oportunidade para encontrar o produto que eles mais precisam, mesmo que nem saibam disso ainda.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso presente no Instagram que faz aquilo que mencionamos no começo do post: marcar seus produtos dentro das próprias publicações na plataforma.

O seu funcionamento é relativamente simples: depois de conectar o seu perfil comercial do Instagram a um catálogo do Facebook, criado a partir da sua página na rede social, e cadastrá-los lá, é só marcá-los em seus posts como se fosse marcar seus amigos. No momento da marcação, uma etiqueta aparece sobre a imagem com detalhes, como preço, tamanho e link para a compra. Assim, os clientes poderão finalizar a compra diretamente com você por direct ou serão direcionados para o site da sua loja virtual

Podemos resumir os pontos positivos do Instagram Shopping da seguinte maneira: 

  • a plataforma facilita a jornada de compra do consumidor, uma vez que ele pode saber informações sobre o produto e finalizar a compra apenas com poucos toques, sem precisar sair da plataforma para abrir o endereço da loja virtual no navegador;
  • as informações são passadas de forma mais simples, então, para saber mais sobre o produto, basta tocar nele, sem que o cliente precise ir até os comentários para tirar dúvidas gerais;
  • como o caminho do consumidor até a página da loja virtual é encurtado, o potencial de crescimento do tráfego aumenta consideravelmente;
  • as conversões também aumentam, uma vez que, com o link direto, o cliente consegue ir mais facilmente até a sua loja virtual e realizar qualquer ação.

Quais produtos que mais vendem no Brasil?

Agora que você já sabe as vantagens de vender seus produtos no Instagram, é a hora de decidir o que será comercializado. Confira o ranking dos produtos com maior volume de vendas em e-commerces (não apenas no Instagram, mas na Internet como um todo) do nosso país no primeiro semestre de 2018, de acordo com a pesquisa da Webshoppers 38.

  1. Saúde, Cosméticos e Perfumaria (15%)
  2. Moda e Acessórios (14,5%)
  3. Casa e Decoração (10,9%)
  4. Eletrodomésticos (9,8%)
  5. Telefonia e Celulares (7,7%)
  6. Esporte e Lazer (7,7%)
  7. Livros, Assinaturas e Apostilas (7,6%)
  8. Informática (5,1%)
  9. Eletrônicos (3,8%)
  10. Alimentos e Bebidas (2,2%).

Apesar destes dados, quando se trata de faturamento, a pesquisa apontou que os vencedores do e-commerce continuam sendo os produtos relacionados à telefonia e celulares, eletrodomésticos e eletrônicos.

Conclusão

A praticidade e rapidez que o consumidor ganha ao realizar compras com apenas alguns toques no Instagram é um atrativo a mais para gerar vendas de seus produtos personalizados.

Faça pesquisas para saber qual é o seu público e pense em produtos que atinjam aquele nicho, como canecas, camisetas e bonés de super-heróis, personagens de quadrinhos, bandas e cantores. Pense nas melhores estampas para personalizar estes produtos e conte sempre com as melhores estamparias para criar produtos com qualidade e preço justo!

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