Estampas do bem: promova o Dia Internacional da Tolerância em grande estilo!

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mundo cada vez mais globalizado, conectado e plural culturalmente, a compreensão das pessoas acerca das diferenças culturais existentes no mundo é fundamental para formarmos uma sociedade mais tolerante. 

Aprender a conviver com as diferenças do próximo e, acima de tudo, respeitá-las faz parte da construção de um mundo melhor.

Com o intuito de promover o respeito a diversidade, foi criado o Dia Internacional da Tolerância. E você pode ajudar a tornar este evento cada vez maior e ainda aproveitá-lo em grande estilo. Saiba como neste post!

O que é e quando foi criado o Dia Internacional da Tolerância?

O Dia Internacional da Tolerância passou a ser comemorado no dia 16 de Novembro, e esta data tem como objetivo promover o bem-estar, o progresso e a liberdade entre diversas culturas, religiões e civilizações, além de estimular a tolerância, o respeito, a conversa e a união entre todos os cidadãos.

A data foi criada no ano de 1996, em uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). E neste dia – e no ano todo, claro -, são combatidos quaisquer tipos de intolerância e preconceito, seja religioso, de gênero, racial, econômico, sexual ou em qualquer âmbito que haja qualquer tipo de intolerância. 

Camisetas personalizadas são um ato político

Sim, pode parecer que uma simples camiseta personalizada com frases ou outros tipos de estampas não tem muito a dizer, mas é exatamente o contrário. É como se fosse um “grito” estampado em seu peito, e podem ser usadas como um posicionamento pessoal em favor da tolerância. 

Se você possui um negócio ou está pensando em criar um evento corporativo, pode utilizar camisetas personalizadas para promover o Dia Internacional da Tolerância. Pense em estampas que promovam mensagens positivas e que chamem a atenção das pessoas que simpatizam com a causa.

Exemplos de estampas voltadas para o Dia Internacional da Tolerância

A tolerância ao próximo precisa ser praticada, empregada desde políticas públicas, como as leis que criminalizam práticas racistas e homofóbicas, até a união de pessoas do mesmo sexo.

Um contraponto ao ódio e a raiva que muitas pessoas intolerantes possuem é justamente o amor e sentimentos positivos. Aposte em frases atreladas a ilustrações ou fotos, como:

  • “Em um mundo em que você pode ser qualquer coisa, escolha ser gentil”;
  • “Não aceitaremos sexismo, racismo, homofobia, xenofobia e intolerância”;
  • “Gentileza gera gentileza”;
  • “Ensine a compaixão”;
  • “O amor sempre vence”;
  • “Eu sou a ovelha colorida da família” (de preferência, com um rebanho de ovelhas brancas e uma pintada de arco-íris);
  • “Qual parte de “amai o próximo como a ti mesmo” eles não entenderam?”;
  • “Orgulho de ser imigrante”;
  • “Espalhe manteiga no pão, não ódio por aí”;
  • “Não me coloque em uma caixa, sou muito mais do que isso”;
  • “Não rotule as pessoas”;
  • “Seja você mesmo, amamos isso!”;
  • “A intolerância não será tolerada”;
  • “Tire o seu ódio do caminho que eu quero passar com o meu amor”;
  • “Ódio não é um valor familiar”;
  • “Não ensine racismo”.

Aproveite essas dicas e lance a sua coleção com estas frases, além de colocar ilustrações criativas atreladas a elas e mostre que está engajado para tornar o mundo melhor. 

Se a sua loja for virtual, melhor ainda, pois pode ser muito mais rápido e fácil realizar a divulgação. 

Também é possível pensar em campanhas em que parte do valor das vendas poderá ser doado para alguma instituição que cuide de pessoas que sofreram atos de intolerância, por exemplo.

Caso você esteja pensando em um evento corporativo, olhe para a sua equipe de funcionários e para todos que trabalham na empresa e verifique se existe uma grande variedade de gêneros, culturas e religiões. 

Caso não exista esta variedade, mas ainda queira promover a pluralidade e a tolerância, pode aproveitar o dia pensando em estampas educativas.

Que tal promover o dia da tolerância na sua empresa oferecendo camisetas personalizadas de brinde, mostrando como é importante para as pessoas entenderem que a tolerância deve ser praticada diariamente e em diversos setores?

Para isso, você pode criar as estampas mais criativas – ou buscar inspirações na internet, como neste post que está lendo – e encontrar empresas que estejam alinhadas com seus ideias e possam produzir peças com estampas de qualidade, nos melhores tecidos, com ótimos preços e prazos de entrega, além de entender suas necessidades e ajudá-lo a encontrar exatamente o que procura!