5 Dicas para manter a qualidade da sua camisa personalizada

Tempo de leitura: 7 minutos

Existem algumas camisas personalizadas que nos apegamos tanto, que não queremos perder nunca. Aquela estampa com a sua banda favorita, um filme marcante ou qualquer tipo de estampa que traga boas lembranças toda vez que vestimos. 

Se pudéssemos, faríamos durar para sempre! Mas dependendo da quantidade de usos e do tipo de material, ela pode ter uma vida útil mais curta no seu guarda-roupas.

Por isso estamos aqui, não para fazê-las durarem eternamente, mas para fornecer dicas de como preservar ainda mais o tecido e a estampa, mais até do que o esperado.

Continue lendo e descubra como cuidar da camisa que tanto adora!

Como manter a qualidade de camisas personalizadas por mais tempo?

De acordo com o site Brainly, uma camisa 100% algodão dura em média 1 ano e meio até sua decomposição total após descarte. Por ser um material de origem natural, esse tempo é relativamente curto, o que é bom para o meio ambiente.

Quando ainda em uso, dependendo da quantidade de lavagens e qualidade do tecido, a fibra pode se desgastar rapidamente, em questão de meses. E a estampa acaba sofrendo junto esse desgaste.

Porém, a durabilidade das camisetas e das estampas pode aumentar se você tomar alguns cuidados básicos com a peça. Vale a observação: é importante que a peça seja de material de qualidade, assim como a sua estampa, senão, não tem dica que ajude a camisa a ter uma vida-útil maior.

O que podemos sugerir, neste caso, é fazer cópias da mesma camiseta, para ter vários modelos semelhantes, mas pode ser um gasto desnecessário e não vale insistir no erro. 

Uma ótima ideia, caso a camiseta não tenha qualidade no tecido e na estampa, é procurar uma estamparia para fazer uma outra camiseta, com tecido superior, uma estampa de alta qualidade, e a partir daí ter os cuidados que vamos citar logo abaixo.  

E, se a sua amada camiseta personalizada já for de boa qualidade, como a de fio 30 para cima, é só seguir estas 5 dicas que separamos para você que tudo dará certo!

1. Atenção na hora da lavagem e secagem

Lavar camisas é uma das principais razões para o desgaste da peça. Mas não estamos insinuando que você deva parar de lavar suas roupas, e sim que existem métodos de lavagem pensados para preservar a camisa, tais como:

Não separar camisas por cor, mas sim por tipo de tecido

Evite lavar no mesmo ciclo tipos diferentes de camisetas, como peças com botões, zíperes, jeans ou qualquer outro tipo de aplicação, uma vez que eles podem agredir o tecido e a estampa da camisa personalizada.

Virar as camisas personalizadas do avesso na hora da lavagem

Essa dica é essencial para ajudar a manter a impressão da estampa na camisa personalizada intacta por mais tempo. Para melhores resultados, deixe a peça secar naturalmente e longe da exposição direta ao sol. 

Siga as instruções da etiqueta

Existem detalhes aos quais não damos muita importância, mas que deveríamos. As instruções das etiquetas de camisas personalizadas são um deles. Todos os cuidados a serem tomados com a peça devem estar indicados na etiqueta. Fique atento a tudo o que ela sinaliza, como o tipo de lavagem, se pode ir na secadora e se pode ser passada a ferro, por exemplo.

Cuidado no momento de secar a sua camisa personalizada

Jamais, em hipótese alguma, torça as suas camisas personalizadas, pois o tecido pode ser danificado e desfiar, além de afetar a estampa. Também não é uma boa ideia deixar a peça secar diretamente ao sol, pois, caso a camisa e a estampa sejam coloridas, a luz do sol pode alterá-las. Também não pendure camisas molhadas em cabides, uma vez que o peso da água na camiseta pode fazer com que o tecido estique e se danifique.

Diante de tantas opções super conhecidas de secagem de camisas que pedimos para serem evitadas, você deve estar se perguntando como secá-las de forma correta, não é mesmo? É bem simples: quando retirar as camisas personalizadas da máquina de lavar, leve-as ao varal e pendure-as pela parte do meio.

2. Tenha cuidado quando for passar suas camisas a ferro

Primeiramente, se informe sobre a possibilidade de a camisa personalizada ser passada a ferro (lembre-se da etiqueta) ou se precisa de outros métodos para que as marcas e dobras sumam.

Em seguida, vire a camisa personalizada do avesso, pois desta forma, quando passar o ferro sobre a camisa, a estampa não sofrerá danos. Para outros tipos de camisas, não existem restrições, além do nível de temperatura que o ferro precisa atingir para fazer o serviço. 

3. Entenda como guardar sua camiseta personalizada corretamente

Lavar e secar suas camisas personalizadas do modo ideal é apenas o começo de uma série de cuidados a serem tomados para que a sua peça se mantenha com uma ótima qualidade, bonita e conservada por mais tempo. 

Depois que a camisa personalizada for passada, é preciso esperar ela esfriar antes de dobrá-la. Assim, marcas são evitadas. Além disso, elas podem ser dobradas ou enroladas. É um ótimo método para otimizar espaços, principalmente se você está preparando uma mala para viajar. 

Evite o retorno de roupas usadas ao guarda-roupa. Perfumes e desodorantes podem manchar peças que estão totalmente limpas e guardadas. Assim que usar, já separe para lavar a sua camisa personalizada.

Use também produtos para o combate às traças, pois elas podem detonar a sua camisa. Além de todos estes cuidados, para manter um cheirinho agradável em suas camisas, coloque sachês perfumados em locais estratégicos do seu guarda-roupa, como gavetas. 

E a dica mais essencial para manter a qualidade das suas camisas personalizadas: guarde-as em locais escuros e secos, longe de umidade. Assim, durarão mais tempo e não desbotarão. Se a área for muito úmida, pode usar produtos antimofo. 

4. Dicas gerais sobre conservação de camisetas personalizadas

Além das dicas específicas que demos, existem algumas mais gerais que podemos compartilhar com você para manter suas camisas personalizadas com qualidade por mais tempo:

Quando o último enxágue estiver acontecendo na máquina de lavar, adicione um pouco de álcool junto às peças brancas. Isso irá garantir um brilho extra e um “branco mais branco”.

Já para camisetas verdes e vermelhas, que possuem a tendência de desbotar mais facilmente do que outras peças, indicamos colocar limão, ácido nítrico ou vinagre no momento da lavagem. Isso mesmo que você leu. Isso ajuda a preservar a cor.

Evite também que as camisas personalizadas fiquem muito tempo de molho na máquina de lavar, pois elas acabam cheirando mal e precisarão passar novamente pelo processo de lavagem. 

Acabou de lavar todas as peças? Já leve direto ao varal! Selecione a lavagem rápida para evitar esquecer na máquina. 

5. Cuidados básicos a serem tomados ao utilizar

Para manter a qualidade das suas camisas personalizadas no decorrer do seu uso, se atente a detalhes, como atividades que envolvam materiais com potencial para agredir o tecido com furos, rasgos e manchas. 

No momento em que for comer, tome cuidado para não derrubar comida nelas. Manchas podem ser causadas por bebidas, molhos e gordura de alguns alimentos.

As suas camisas personalizadas podem durar mais tempo, só depende de você cuidar bem delas. Apesar de ser algo fácil de fazer, é necessária atenção e mudança de hábitos. 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.