5 ideias para customização de abadá

Tempo de leitura: 5 minutos

A customização de abadás de blocos para o carnaval já é praticamente uma tradição entre os foliões. O que vale é usar a criatividade – e muita fita, tesoura, glitter, paetês, penas e brilhos.

Mas para você, que é um produtor de um bloco e precisa pensar nos abadás para os foliões, existem aspectos a serem analisados antes para que os presentes em seu bloco possam realizar as melhores customizações.

Confira 5 dicas para garantir as melhores customizações dos seus abadás ao longo do post!

Como pensar nos melhores abadás para o seu bloco?

Quando você está pensando na produção de abadás para o seu bloco ou para camarotes em desfiles de escolas de samba, é essencial focar em modelos básicos e práticos, que sejam fáceis de customizar.

Ao mesmo tempo, é importante pensar em formas de a sua marca não ser afetada pelas customizações. Mas como assim?

Simples! Imagina só se a logo ou nome do seu bloco ou camarote for posicionado em um local que será cortado fora pelo folião no momento da customização? Péssimo, não é mesmo?

Como o tecido utilizado para a produção de abadás normalmente permite a sublimação, você pode considerar uma estampa que preencha toda a área dele, tenha qualidade e que combine com toda a identidade visual do seu bloco ou camarote.

Para isso, separamos as principais dicas de customizações populares no carnaval. Assim, você poderá planejar seus abadás, incentivar os foliões a darem seus toques pessoais nas peças e ainda manter o destaque da sua marca e patrocinadores.

Decote nas costas

Pelo carnaval ser no verão, a ordem é se vestir de forma cada vez mais confortável para evitar o calor. O tecido do abadá ajuda, mas muitas pessoas recorrem a este tipo de customização, que consiste em cortar a parte de trás da peça quase toda.

Ou seja: tenha em mente que, caso você escolha por posicionar o nome do bloco ou do camarote, além dos patrocinadores, nas costas do abadá, perderá uma grande área de divulgação quando o folião optar por essa customização, cortando toda a parte de trás da peça

Regata simples

Essa é aquela customização para quem não tem muitos talentos manuais ou tempo para personalizar o abadá do bloco. Consiste no corte das mangas (caso o abadá possua) e decote em longas fendas para ajudar o folião a ficar mais fresco.

Como o abadá não sofrerá grandes alterações, você pode posicionar o nome do bloco ou camarote e patrocinadores na parte central da peça, zona que estará livre da tesoura. O folião ainda poderá colar pedrarias, paetês e outros acessórios para se destacar.

Franjas

Aqui a customização consiste em cortes na região inferior do abadá e em mangas, quando houver. Este tipo de personalização adiciona mais movimento à peça, que varia de acordo com o tamanho da franja.

Levando em conta que o limite máximo da franja seja a metade do abadá, toda a identidade visual do bloco ou camarote deve estar localizada na região superior da peça. Mas lembre-se: as pessoas podem querer cortar a gola também e fazer decotes, então aposte nas extremidades da região central do abadá.

Acessorização do abadá

Neste tipo de customização, não necessariamente a peça será cortada. Uma sugestão para os foliões são as pedrarias e paetês usados de forma moderada ao longo da peça ou também as ombreiras de penas e plumas sintéticas, que podem ser aplicadas na região do ombro do abadá. 

O folião ainda pode fazer aplicações de tecidos brilhantes ao longo das golas e mangas do abadá, aplicar pérolas no lugar das penas e plumas… O que vale é a criatividade, não é mesmo?

Rendas e mangas compridas

Se os foliões do seu bloco ou camarote possuem grande habilidades manuais ou a possibilidade de mandar o abadá para customização em profissionais, existem ideias mais elaboradas que você pode sugerir para eles.

A renda é uma ótima alternativa para sair da zona de conforto da customização. Ela pode estar presente no próprio abadá ou em outras peças que o folião incorporará no look. Dessa forma, a proposta da renda é tornar as peças mais elegantes e sofisticadas sem descaracterizar o lado carnavalesco do seu figurino.

Já as mangas tornam o look do folião diferente, indo contra a máxima de que menos é mais. Para evitar o calor e manter o estilo, você pode sugerir ao folião que ele escolha materiais mais arejados para confeccionar as mangas. A renda, por exemplo, pode entrar nas mangas do abadá.

Conclusão

O carnaval é a época de colocar a criatividade em ação, com muito brilho, penas, plumas, glitter, paetês e muito mais. Os foliões capricham na produção de fantasias para curtir os blocos.

Entretanto, existem blocos e camarotes em desfiles de escolas de samba que fornecem abadás para a pessoa participar. Como a peça é, em muitos casos, obrigatória, a solução dos foliões é a customização.

Pensando nisso, você pode pensar previamente em abadás com tecidos que sejam fáceis para as pessoas customizarem e com estampas e logos em posições estratégicas, que não sejam afetadas pela customização. Lembrando que é de suma importância que a estampa seja de qualidade para evitar danos no momento da customização. 

Esperamos que estas dicas te ajudem a elaborar os melhores abadás para os foliões que irão curtir seu bloco ou os desfiles em seu camarote.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas como estas!