7 dicas para começar a vender produtos personalizados on-line ainda em 2020

Tempo de leitura: 8 minutos

As incertezas econômicas marcaram o ano de 2020 e, com isso, muitas lojas de produtos personalizados estão precisando se reinventar e atender novos hábitos de consumo. E uma forma de conseguir ter sucesso nas suas vendas é por meio de uma loja online, que pode ser acessada por qualquer pessoa, de qualquer lugar e a qualquer dia e horário. 

Ter a sua própria loja virtual pode representar um boom nas suas vendas. Mas você sabe como começar e tocar esse negócio? Continue lendo e veja 7 dicas essenciais! 

1) Conheça o perfil do seu consumidor

Antes de abrir a sua loja virtual, você precisa conhecer algumas características do seu consumidor para que essa venda ser ainda mais eficiente. 

Em primeiro lugar, você precisa saber se o seu público tem o hábito de comprar produtos como o seu pela Internet. Independentemente da resposta, saiba também o que eles mais costumam comprar online.

Depois, faça-se algumas perguntas, como: “O meu público faz questão de preços competitivos?”; “Ele está disposto a pagar um pouco mais caro pelo meu produto personalizado?” ou “o frete é um fator decisivo de compra ou é indiferente para quem costuma comprar o meu tipo de produto?”. 

Ter essas características mapeadas irá te ajudar a traçar o seu público-alvo ideal e persona. O público-alvo é a definição de quem vai comprar o seu produto, levando em conta aspectos sociais, demográficos e econômicos. Ou seja, você tem informações gerais do tipo de pessoa que deseja alcançar.

Já a persona é o perfil do cliente ideal do seu negócio, no qual você irá especificar o seu nome, a sua profissão, a sua renda, entre outras informações específicas que representem esse cliente. O objetivo é ajudar o seu negócio a conhecer melhor as necessidades desse consumidor, o que pode possibilitar estratégias mais assertivas de marketing. 

Mas sempre leve em consideração que, para qualquer tipo de público-alvo e persona, você precisa garantir conveniência, melhores condições de preço, pagamento e entrega, e um atendimento personalizado.

2) Escolha a plataforma da sua loja online

Agora, é hora de decidir a plataforma de e-commerce que vai abrigar a sua loja virtual de produtos personalizados. Hoje existem boas opções no mercado com preços amigáveis. Mas é ideal procurar por indicações ou referências de concorrentes, vendo qual se adapta às suas condições financeiras e necessidades de atuação..

Independentemente da escolha, montar a sua própria loja virtual é muito fácil! Já que as plataformas disponibilizam espaços para você acrescentar fotos e descrições dos seus produtos, e para você integrar formas de envio e de pagamento.

Ah, e não deixe de pesquisar sobre como você pode promover alguns fatores de segurança essenciais para a sua loja, como o certificado SSL, que assegura que todas as informações fornecidas pelo cliente permanecerão privadas.

Também é importante lembrar de treinar o seu time junto com você. Todos precisam ter conhecimento da plataforma eleita, para vocês não ficarem refém de mão de obra terceirizada a qualquer dúvida ou problema que tenham na operação do dia a dia.

3) Estude técnicas de SEO

Preste bastante atenção nesta dica, caso você não esteja muito familiarizado com o universo online: entender e aplicar as estratégias de SEO na sua loja virtual pode ajudar – e muito – nas suas vendas. 

Essa é a sigla para Search Engine Optimization, que é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos sites de busca. 

Sabe os primeiros resultados na busca de um determinado termo no Google? Pois saiba que aquele site não está naquela posição à toa, mas sim porque ele está com as devidas técnicas de SEO aplicadas em seu conteúdo, fazendo com que a ferramenta o perceba como muito relevante naquele assunto. 

Portanto, não deixe de entender como você pode aplicá-las à sua loja virtual. Lembre-se de que o usuário sempre quer encontrar soluções rapidamente, então preste atenção para ser a solução que ele procura a poucos cliques de distância!

4) Tire boas fotos dos seus produtos personalizados

Pense bem: você compraria os produtos de uma loja virtual se as fotos estivessem em baixa qualidade? 

Boas fotos ajudam a agregar credibilidade ao seu site e a orientar o cliente, fazendo com que ele tenha a melhor experiência possível. Afinal, ele não estará tocando, nem vendo o produto físico, e as fotos precisam ajudá-lo a tomar uma decisão de compra. 

Uma dica é procurar tirar fotografias em lugares que tenham luz natural. Se não for possível, procure deixar o local muito bem iluminado; as chamadas ring lights (que são anéis circulares com luzes de LED) podem ajudar a fornecer a iluminação que o seu produto e a sua foto precisam. 

5) Determine o seu serviço de entrega

Um dos vários pontos positivos da loja on-line é a sua praticidade. O cliente compra pela internet em poucos cliques e irá receber o produto desejado no conforto de casa. Parece perfeito, não é?

Só que um dos principais tormentos para o consumidor e para a loja é o serviço de entrega. Algumas das principais reclamações dos clientes são o prazo e as condições de recebimento do produto, que pode chegar defeituoso, com o lacre violado, entre outras questões sérias de segurança. E isso pode ser extremamente prejudicial para a reputação da sua loja, mesmo não sendo culpa sua. 

Por isso, é fundamental decidir a logística de envio dos seus produtos. Você pode fazer um contrato com os Correios e cadastrar os dados da sua loja no sistema, ou enviar o produto nas agências por conta própria. Vale lembrar que esse serviço gera um código de rastreamento, que precisa ser enviado ao cliente para ele seguir o andamento do produto. 

Outra opção é estabelecer uma parceria com uma transportadora ou empresa de logística, que passará em sua casa ou loja, pegará o produto e irá em direção ao endereço do cliente, que também poderá acompanhar a entrega. 

Também tem a opção de entregas por motoboy para os negócios menores, mas é essencial contratar uma equipe dedicada, que atue em segurança de trânsito e saúde e que não deixe furos em nenhum fluxo de entrega.

6) Verifique a possibilidade de oferecer condições especiais 

Para atrair e fidelizar clientes para a sua loja virtual, é muito interessante pensar em conquistá-lo com simples, mas poderosas condições, que vão fazê-lo confiar na sua loja e em garantir os seus produtos personalizados, e não os da concorrência! Seja qual for a regra, procure deixá-la sempre explícita para os visitantes do site. 

Uma alternativa é o frete grátis, que é quando o lojista arca com os custos do frete. E essa estratégia é mais eficaz do que você imagina! Segundo uma pesquisa realizada pelo comparador de fretes Reduza, feito para a revista Exame, o valor alto do frete é o responsável por cerca de 70% do abandono de carrinho. 

Mas se você acreditar que essa estratégia pode tirar o seu lucro, então considere aplicá-la a partir de um gasto médio realizado no site. Por exemplo: ofereça o frete grátis para todas as compras acima de R$ 100. 

Ainda falando em condições especiais de entrega, você pode arcar com os custos de envio para determinadas regiões do país. Essa é uma boa tática, desde que você tenha uma ideia das tarifas que são aplicadas para esses lugares, e desde que você alcance o público dessas localidades. 

Outra condição especial é considerar um valor mínimo de compra para o cliente obter um desconto no site. Por exemplo: acima de R$ 100 em compras, ele terá 10% de desconto no valor do produto mais barato. 

7) Dedique-se bastante às redes sociais

Quem é visto, é lembrado! Por isso, marque presença nas redes sociais em que o seu público-alvo está, mantenha contato com os seus clientes e sempre produza conteúdo de qualidade para captar novos compradores.

Planeje-se, faça cronogramas de postagens, pesquise datas comemorativas que sejam interessantes para seu público e que sirvam de gancho para abordar temas correlatos. Mostre empenho em ser útil para eles, além de oferecer um produto ou serviço.

Agora que você já sabe como vender os seus produtos personalizados pela internet, é hora de pensar em como você vai manter o estoque da sua loja on-line sempre abastecido e manter as suas vendas! 

Para isso, conte com a ajuda de um fornecedor de confiança, que vai ajudar você a cumprir com os seus prazos de entrega e a oferecer condições e prazos de compra especiais, sempre se preocupando com a segurança de seus funcionários e clientes. 

E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!