Confira este checklist e saiba se o seu negócio de produtos personalizados está preparado para o novo mercado

Tempo de leitura: 6 minutos

Em 2020, o mundo sofreu muitas mudanças de hábitos de consumo que impactam diretamente em qualquer setor. Isso com certeza inclui o seu negócio de produtos personalizados, que precisa se adaptar ao “novo normal” para continuar vendendo e prosperando.

E para você conhecer algumas medidas que têm ajudado a impulsionar a venda de produtos personalizados, mesmo em cenários adversos, preparamos este texto que vai mostrar por que você precisa estar atento a todos eles em qualquer circunstância. Boa leitura!  

Dedique-se à venda virtual de produtos personalizados

Para continuar vendendo em qualquer circunstância, a sua loja precisa estar no universo digital

As lojas online podem ser acessadas por qualquer pessoa, de qualquer lugar e a qualquer dia e horário. Esses aspectos podem representar um boom nas suas vendas, ainda mais porque o cenário desfavorável de 2020 provou que, o fechamento das portas das lojas físicas é que deram ainda mais força para o consumo virtual.

Várias pesquisas comprovam o aumento das compras pela internet em 2020. É o caso de um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, em que comprova que 61% dos entrevistados aumentaram o volume de compras on-line neste período.  

Ou seja, não perca mais tempo, nem oportunidades de venda! Adapte agora a sua loja de produtos personalizados para o meio digital e enxergue novas possibilidades de crescimento, tanto em cenários adversos, quanto em momentos prósperos da economia. Para isso, é necessário:

  • escolher uma plataforma de e-commerce;
  • tirar boas fotos dos seus produtos e acrescentar preços e descrições em todos eles;
  • e determinar qual será o seu serviço de entrega (Correios ou outra transportadora). 

Faça a diferença nas redes sociais

Como você já viu, não tem como ficar alheio à tendência digital. E para a sua loja on-line alcançar um maior número de pessoas e de potenciais clientes, é fundamental adotar estratégias de comunicação nas redes sociais.

Aproveite esse espaço para ir além da venda dos seus produtos. Para isso, procure criar um relacionamento com quem estiver do outro lado da tela, postando conteúdos informativos e educativos sobre o seu segmento. É uma forma de a sua loja agregar valor e mostrar que está preocupado em prestar utilidade para o seu público.

Hoje em dia, existem várias redes sociais com objetivos diferentes, mas é melhor estar presente em poucas. Lembre-se, é melhor se aproximar do seu público-alvo, do que estar em várias que não estão alinhadas com o seu posicionamento. Por isso, pesquise quem é o seu público-alvo e onde ele está para criar conteúdos de real valor para ele. 

Se puder, aposte no frete grátis

Para atrair e fidelizar clientes para a sua loja virtual, uma dica é pensar em oferecer condições especiais que vão fazê-los garantir os seus produtos personalizados. E uma dessas condições é o frete grátis, cuja estratégia tem sido cada vez mais utilizada pelos lojistas. 

Você sabia que o valor alto do frete é o responsável por 70% do abandono do carrinho de compras no e-commerce? Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo comparador de fretes Reduza, feito para a revista Exame. De acordo com ela, esse número bastante expressivo revela que o consumidor não vai efetuar a compra online se encontrar alguma desvantagem durante esse processo.

Por isso, você pode pensar em arcar com esse custo para incentivar o seu cliente a continuar comprando com você e não com a concorrência. 

Mas se essa estratégia afetar o seu lucro, procure aplicá-la a partir de um gasto médio. Por exemplo: ofereça a entrega gratuita para todas as compras acima de R$ 100 no seu site. Dessa forma, você não terá prejuízo e pode até estimular o seu cliente a comprar mais no site, porque ele encontrará uma vantagem.

Mas não se esqueça: não é porque você estará oferecendo a entrega grátis que você irá atrasar as entregas! Procure sempre cumprir com o combinado com os clientes. 

Ofereça um diferencial aos seus clientes

Essa é mais uma estratégia para aprimorar o bom relacionamento com os seus clientes. Para cativá-los de vez e mostrar que sua marca se importa em proporcionar uma experiência marcante, que tal oferecer mensagens especiais e brindes personalizados? Essas pequenas atitudes podem ser imensamente significativas em todos os momentos. 

Nas embalagens dos seus produtos personalizados, você pode escrever mensagens especiais, como: agradecimentos e frases positivas e de otimismo. Além disso, você pode enviar um brinde personalizado junto ao produto, para demonstrar o quanto o seu cliente é especial. Canecas, ecobags e squeezes são alguns exemplos de “mimos” carinhosos e que ajudam no encantamento e divulgação espontânea da marca pelo cliente que o recebe.

Mantenha os seus funcionários e clientes protegidos 

Para você manter a sua loja em plena atividade durante a pandemia que enfrentamos em 2020, é imprescindível se preocupar com a saúde e com a segurança dos seus funcionários e clientes

Procure sempre orientá-los sobre a importância de higienizar as mãos com água e sabão, ou com álcool 70º, para evitar a transmissão de doenças. Esse cuidado precisa se estender às superfícies e às embalagens dos produtos da sua loja, que também devem ser devidamente higienizados. 

Além disso, também é fundamental alertar sobre as boas práticas de entrega delivery. É fundamental que entregador e cliente não tenham contato próximo. Por isso, procure favorecer o método de pagamento on-line, que evita o manuseio de dinheiro e de máquinas de cartões. Se você optar por uma empresa terceirizada de logística, procure saber se esses funcionários estão cientes dessas medidas. 

Por fim, o ano de 2020 veio para provar a importância do uso de máscaras para evitar o contágio de doenças transmissíveis, como as infecções virais. Pensando nisso, é fundamental adotar o uso desse e de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os seus funcionários. 

Para providenciar os seus EPIs, bem como os produtos personalizados da sua loja, procure por um fornecedor de confiança que não deixe você na mão em nenhuma circunstância. É ideal que esse fornecedor promova condições e prazos especiais de compra, possibilidades como frete grátis ou fixo, e que se preocupe com a segurança de todos os envolvidos no processo, te ajudando a colocar em prática tudo o que trouxemos aqui.

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