Conheça os tipos de estampas de camisetas

Tempo de leitura: 4 minutos

Camisas personalizadas estão em todo lugar! A estamparia é uma tendência que não é passageira! Seja nas ruas ou nas redes sociais, pessoas de diferentes estilos estão usando e abusando das camisetas estampadas. Confira neste post os principais tipos de estampas de camisetas existentes!

Mas, estampas em camisetas estão mesmo em alta?

A estamparia não é apenas uma moda passageira!

Camisetas estampadas funcionam como uma vitrine, que retrata os gostos de quem as usa, sejam eles sobre cultura pop ou política, por exemplo. É uma espécie de “vitrine” que pode ser vista por todos em todos os lugares onde elas vão.

Use a estamparia ao seu favor e crie peças únicas!

Através das estampas em camisetas, é possível dizer tudo o que se deseja de forma simples e clara. Quanto mais instigante for a sua ideia, melhor, e você pode criar a sua própria frase, estampa ou desenho e aplicar em uma camiseta.

Algumas empresas customizam camisetas e permitem que você escreva uma frase única, que seja a sua cara e expresse o seu “eu” para todos ao seu redor! Existem diversas ideias inspiradoras e divertidas nas redes sociais, ou seja: ideias não vão faltar.

Quais são os principais tipos de estampas de camisetas existentes?

A enorme gama de variedades nos tipos de estampas de camisetas chamam a atenção. Por esta razão, o fabricante pode (e deve) explorar essa parte da moda. As diversas maneiras de se fazer este trabalho proporcionam resultados incríveis que fazemos questão de exibir por aí.

Descubra cada detalhe e escolha a que achar que combina mais com a sua necessidade, seja para um evento fechado ou uma festa, ou seja criando o seu próprio negócio. Veja:

Estampas localizadas

Um dos tipos de estampas de camisetas existentes é o de estampas localizadas. As estampas localizadas são feitas com em peças individuais e não no tecido por completo.

Esse tipo de estampa de camiseta é usado, por exemplo, na frente ou nas costas, e na barra ou manga da peça. Este tipo de estampas de camisetas tem esse nome justamente por preencher um espaço determinado.

É um processo que também pode ser aplicado em outros produtos, como canecas, canetas, tênis, bonés personalizados ou mochilas, além de poder ser feito em larga escala ou em produção individual, dependendo da necessidade do cliente.

Acontece da seguinte forma: uma matriz serigráfica é aplicada no tecido e, assim, é feita a impressão da estampa diretamente na peça. Peça por peça!

Estampa corrida ou rotativa

Outro dos tipos de estampas de camisetas é o da estampa corrida ou rotativa. Ele consiste na estampagem do tecido por completo, ao contrário da localizada, que é feita em um espaço pré-determinado.

Dessa forma, a estampa corrida ou rotativa pode ser aplicada de várias maneiras. Alguns exemplos são: estampa corrida quadro a quadro, estampa falso corrido, estampa corrida em cilindro ou estampa corrida digital.

Estampa corrida quadro a quadro

É um procedimento de estamparia de rolo de tecido. A criação da estampa utiliza a técnica conhecida como Rapport. Com o quadro gravado, é feita a impressão quadro a quadro que passa pelo rolo de todo o tecido.

Estampa falso corrido

Neste tipo de estampa em camisetas, a estampa é feita em pedaços de tecido e não precisa utilizar o método do Rapport. A diferença é que este processo só pode ser realizado com cortes das camisetas ou outras peças que forem escolhidas previamente. Em roupas prontas (costuradas) não é possível trabalhar com o método do falso corrido.

Estampa corrida cilíndrica

Nesta técnica, há um processo parecido com a estampa corrida quadro a quadro, mas são utilizados cilindros metálicos que são perfurados com os desenhos. Este tipo de estampa em camisetas pode ser feito em máquinas de estamparia e utilizar até 12 cilindros, que estampam até 50 metros por minuto ou mais. Muita coisa, não é mesmo?

Estampa corrida digital

Neste processo, é usada uma máquina que se assemelha muito a uma impressora e que imprimirá no tecido, de forma digital, a imagem que você deseja. É direto do computador para a peça. Trata-se de um tipo de estampa de camisetas que pode ser feito em pequena escala, com estampas menores, até algo mais grandioso, como imprimir estampas de fotos grandes, e o resultado final fica perfeito!

Há diversos tipos de estampas!

Apresentamos aqui neste post os diferentes tipos de estampas de camisetas que existem no mercado e as diversas formas de produzi-los. É um trabalho delicado e com muitos detalhes, tudo para criar imagens incríveis e torná-las peças icônicas, seja você um empreendedor que quer criar algo marcante para ser comercializado, para uso pessoal ou eventos.

Se você se interessou pelo assunto, continue por dentro, acompanhando em nossas redes sociais: Facebook e Instagram!