Dicas para receber – e encantar – um novo colaborador na sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Você contratou um novo colaborador na sua empresa e não sabe como dar as boas-vindas? Algumas pessoas não se atentam a isso, mas integrar essa pessoa ao seu time é fundamental para acolhê-la e motivá-la no novo trabalho. 

Existem diversas formas de incluir verdadeiramente um novo funcionário da sua empresa, que incluem desde um passeio pelo local até à entrega de brindes personalizados com a cara da sua empresa. Quer saber como mandar bem com seu novo funcionário? Continue lendo!

Anuncie a contratação antes 

Antes do primeiro dia de trabalho desse colaborador, procure anunciar a sua chegada pelo menos às pessoas que irão trabalhar diretamente com ele. Outra sugestão é enviar um e-mail para outros colaboradores da empresa falando sobre esse novo funcionário. O ideal é que essa pessoa chegue à empresa não como um total desconhecido, mas sim como um novo funcionário que vai agregar ao trabalho e aos objetivos da empresa. 

Não deixe a pessoa esperando na recepção por muito tempo

É normal que o novo funcionário esteja nervoso no seu primeiro dia de trabalho, ainda mais por não conhecer a empresa, nem as suas instalações. Por isso, é fundamental receber a pessoa assim que for anunciada a sua chegada, para que ela não se sinta deslocada e fique mais à vontade para receber todas as informações necessárias sobre o seu trabalho. 

Se você estiver ocupado no momento, peça para outra pessoa receber o novo funcionário, dando-lhe uma satisfação da sua ausência naquela ocasião. 

Mostre ao colaborador seu local de trabalho

Para o novo colaborador, é muito importante já se ambientar logo no primeiro dia, descobrindo onde fica a sua mesa de trabalho, qual é o seu ramal de telefone, quais são o seu login e senha do computador, entre outras questões. Esse cuidado com a ambientação do profissional ajuda a deixá-lo mais confortável quanto ao seu novo trabalho. 

Converse sobre o escopo de trabalho e sobre a empresa

Se você for o supervisor de um novo colaborador da sua empresa, é fundamental separar um tempo para conversar sobre as funções e o escopo de trabalho dessa pessoa no dia a dia. O ideal é que a pessoa tire grande parte de suas dúvidas nesse primeiro momento, para que ela possa desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível o quanto antes. 

Também é importante abordar sobre a empresa em si, para que esse colaborador se encaixe à cultura organizacional do lugar. Apresente informações, que podem estar escritas em um documento, como: a missão, a visão e os valores do negócio; e quais são as expectativas da empresa em relação aos seus funcionários. 

Faça uma visita pelas instalações da empresa

Convide o novo colaborador para uma visita pelas demais instalações da organização, além da sua estação de trabalho. É fundamental que o profissional conheça áreas comuns como o banheiro, as salas de reunião, o refeitório ou a copa e as zonas de convívio. 

Apresente-o aos demais funcionários

A interação social é essencial para deixar o novo funcionário mais ambientado e confortável, e menos deslocado, na empresa. Apresente-o não só às pessoas que integrarão o mesmo time que ele, mas também aos demais colaboradores da empresa, para que todos ao redor possam reconhecer e se familiarizar com esse novo rosto.

Você também pode organizar um almoço no primeiro dia de trabalho desse funcionário, convidando as outras pessoas da sua equipe para “quebrar o gelo” e deixá-lo ainda mais imerso dentro do universo da empresa. 

Ofereça brindes personalizados 

Os brindes personalizados são estratégias de endomarketing – ou seja, de marketing institucional – que permitem com que o novo funcionário “vista a camisa” (podendo ser literalmente) da empresa.

Colocar o logotipo e a identidade visual da empresa nos brindes personalizados ajuda a fixar a marca na cabeça do novo funcionário, ajudando-o a se sentir mais acolhido e valorizado pelo novo trabalho. 

Você pode procurar um fornecedor de confiança para produzir produtos e brindes personalizados que sejam utilizados na rotina da empresa, como:

  • camisetas;
  • canetas;
  • cadernos ou blocos de anotação;
  • canecas ou garrafas térmicas;
  • e chaveiros. 

Gostou das dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!