Qual a melhor técnica para personalizar camisetas?

Tempo de leitura: 3 minutos

A sua empresa decidiu personalizar camisetas para os funcionários? Ou então, você deseja estampar camisetas para uso pessoal? Independente da finalidade, sempre que precisamos trabalhar com estampas, surge a dúvida: como escolher a melhor técnica para o meu produto?

 

Dentre as opções mais utilizadas atualmente, podemos destacar a sublimação e a serigrafia, também conhecida como silk screen. No entanto, para encontrar o melhor processo você deverá considerar alguns fatores importantes, como a durabilidade da estampa, o custo-benefício, a agilidade na entrega da peça, dentre outros.

Que tal aproveitar a oportunidade, conferir o nosso post exclusivo e acabar de vez com as suas dúvidas sobre o assunto? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Serigrafia (silk screen)

A serigrafia é popularmente conhecida como silk screen. Nessa técnica, são utilizadas telas vazadas para que a estampa seja gravada no tecido. Ao longo do processo, deve ser usada uma tela diferente para cada cor presente na estampa.

Por exemplo: a ilustração que você deseja estampar é composta por cinco cores? Sendo assim, serão necessárias cinco telas para realizar o trabalho. A boa notícia, é que as telas podem ser reaproveitadas posteriormente.

Para a impressão, as tintas são todas à base d’água e o processo pode ser aplicado em diferentes tipos de materiais além do tecido, como o papel, a borracha, a madeira e o vidro.

Outro ponto interessante, é que há a possibilidade de realizar esse método de duas maneiras: a mecânica (por meio de pessoas) ou a automática (por meio de máquinas). Hoje em dia, as grandes empresas que atuam no ramo vêm utilizando equipamentos serigráficos de alta tecnologia, viabilizando o trabalho através do computador e obtendo estampas fiéis à matriz.

Vantagens

A maior vantagem da serigrafia é a possibilidade de utilizar tecidos escuros e de algodão. Inclusive, caso você deseje estampar muitas unidades, essa técnica oferece um valor de produção mais baixo em comparação à sublimação.

Desvantagens

Apesar dos seus incríveis benefícios, o silk screen pode apresentar algumas desvantagens, dependendo das suas necessidades. As principais são:

  • o processo não é indicado para estampas com muitas cores;
  • caso você deseje uma estampa rica em detalhes, a serigrafia não é a melhor opção;
  • a retícula da impressão pode ficar muito grossa, prejudicando a qualidade da peça.

Sublimação

Diferente da silk screen, no método de sublimação você não encontrará telas. Aqui, a ilustração é impressa em um papel, com uma tinta especial e sublimática.

Em seguida, o papel é prensado em alta temperatura sobre o tecido, que deve ser branco e composto com, pelo menos, 80% de poliéster. Com esse procedimento, a tinta se une ao tecido e a peça está pronta para ser usada.

Vantagens

Podemos afirmar que a sublimação oferece uma impressão rica em detalhes. Isso faz com que essa opção seja bastante indicada para quem deseja estampar fotografias ou ilustrações complexas.

Esse também é um método ágil, bastando imprimir a matriz com a tinta especial e colocar na prensa. Em poucos minutos você conseguirá estampar uma peça. Outra vantagem está no valor, que é praticamente o mesmo para quem deseja estampar muitas ou poucas unidades.

Desvantagens

Quando o assunto é impressão de camisetas, a sublimação ainda é uma opção muito limitada. A razão é simples, já que o método deve ser feito em tecidos com, no mínimo, 80% de poliéster.

O método também não pode ser aplicado em superfícies escuras, como as camisetas pretas, já que não há tinta sublimática branca.

Para fazer a escolher certa entre a sublimação ou serigrafia, lembre-se de considerar as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Dessa forma, você terá um produto que se encaixe nas suas expectativas!

Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco! Na Sheik Estamparia você encontrará profissionais capacitados para esclarecer as suas questões e confeccionar as peças do jeito que você deseja.