Oportunidade de inovação: saiba como produtos personalizados podem ajudar uma empresa na crise

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Em um ano de crise, como o de 2020, as empresas precisaram se reinventar rapidamente para conseguirem sobreviver. 

Mas as mudanças se mostraram como verdadeiras oportunidades, para muitas delas, de conquistarem novos clientes. Mas para isso acontecer na sua empresa também, você precisa abrir os olhos para grandes aliados nessa jornada, como é o caso dos produtos personalizados

Para saber como dar essa virada no seu negócio, continue lendo o post!

O que é considerado inovação em um negócio?

É quando uma empresa desenvolve soluções inéditas para superar desafios, como novos produtos, serviços, processos, recursos humanos, financeiros, atendimento ao cliente ou formas de trabalhar no dia a dia. O objetivo é gerar resultados que atendam às demandas e às expectativas daquele negócio. 

Segundo um estudo realizado pela consultoria Inventta, 54% das empresas entrevistadas pertenciam a áreas que tiveram queda na demanda durante a pandemia do novo Coronavírus, e o desafio mais citado pelos donos desses negócios foi a pressão por reduzir os investimentos em inovação.

Por outro lado, as empresas que aumentaram a demanda durante essa crise responderam que o maior desafio enfrentado foi a mudança repentina da modalidade e do local de trabalho. Elas inovaram nesses quesitos e conseguiram prosperar mesmo diante desse cenário turbulento. 

Quais são os níveis de inovação nas empresas? 

Inovação como evento: é quando a empresa promove sessões de geração de ideias ou ações, como é o caso do brainstorming, para buscar um conceito que gere valor para a organização.

Inovação como competência: nesse caso, a empresa cria processos para determinar desafios e definir as suas respectivas soluções, desenvolvendo planos de ação para entregar resultados realistas.

Inovação como sistema: esse nível está associado à formação de um ambiente que tem a inovação implementada na sua rotina. Sendo assim, os funcionários buscam inovar durante a resolução de conflitos, a realização de tarefas e em demais atividades do dia a dia, melhorando produtos, serviços, processos e a própria empresa.

Como implementar a inovação na minha empresa?

É fundamental que a cultura da inovação esteja enraizada no modo de funcionar da empresa e na rotina dos seus colaboradores. 

Para isso acontecer, é necessário que haja uma revolução na missão, na visão e nos valores da marca. Esse conjunto de conceitos se chama cultura organizacional de uma empresa, ou seja, é como ela funciona no dia a dia. Portanto, implementar a inovação na cultura do negócio é, também, alterar o modo de funcionamento dela.

Agora, como o seu negócio pode adotar a prática de soluções como uma filosofia de vida? É simples: não deixe de comunicar a importância da inovação para os seus funcionários e procure mantê-los atualizados de todas as mudanças implementadas na empresa. Dessa forma, eles irão compreender o seu propósito dentro da companhia e se sentirão motivados para continuar batendo metas. 

Quais podem ser as oportunidades?

Vamos pegar como exemplo o distanciamento social causado pela crise do novo Coronavírus, que obrigou muitas empresas e lojas a fecharem as portas e a continuarem as suas atividades através do trabalho remoto. Esse impacto foi negativo para diversos ramos que exigiam a presença física (como o turismo), mas outros segmentos enxergaram esse desafio para propor soluções inovadoras no seu modo de funcionar.

Dessa forma, quais são as oportunidades ocultas nessa adaptação de atividades?

Economizar tempo com processos 

A pandemia mostrou, mais do que nunca, que podemos realizar diversas tarefas pela internet, inclusive trabalhar. Tamanha praticidade ajudou muitas empresas a economizarem tempo com processos que eram físicos e migraram para a gestão on-line, como:

  • utilizar sites e aplicativos que possibilitam traçar metas e planejar tarefas;
  • e otimizar a comunicação e tomadas de decisão com a equipe em videoconferências. 

Replanejar suas atividades digitais

Como você já viu, a internet é o lugar onde todos estão. Por isso, é fundamental aproveitar o momento para rever as opções de atuação digital da sua marca, como:

  • pensar no seu tom de comunicação em site e redes sociais;
  • conferir o que a concorrência vem fazendo;
  • dedicar-se especialmente ao atendimento humanizado;
  • pensar em campanhas promocionais de divulgação nas redes sociais e em elementos que promovam uma melhor experiência do usuário, seja nos perfis ou na loja virtual de seus produtos ou serviços.

Se você estava sempre sem tempo de pensar nessas “coisas de internet”, a hora é mais do que agora!

Encontrar novos produtos personalizados

Se o seu negócio é de algum segmento específico de vendas, como moda, beleza, alimentos ou bebidas, uma ótima oportunidade de inovação durante a crise é oferecer produtos personalizados para os seus clientes.

É possível apostar na venda ou na oferta de diversos produtos, como: canecas, copos, ecobags, squeezes, camisetas, necessaires, porta-pincéis e muito mais, que podem ajudar a inovar e fisgar oportunidades de mercado até que o “novo normal” se estabeleça. Quer saber o porquê? Veja a seguir!

Por que os produtos personalizados podem ajudar uma empresa na crise? 

Porque eles ajudam na fidelização de clientes, na prospecção de novos, a motivar os colaboradores e na imagem da marca no digital – não tem como fechar os olhos para isso mais.

É uma forma de investir não apenas na entrega de um produto, mas na entrega de uma experiência positiva, que o cliente fique com uma boa lembrança de ter participado. Exemplos simples, mas que fazem toda a diferença, podem ser, por exemplo:

  • negócios que vendem cestas de café da manhã e acrescentam copos ou canecas personalizadas, o que ajuda a aproveitar datas comemorativas ou deixar o produto a cara do cliente;

  • negócios que vendem refeições caseiras, podem incluir copos ou ecobags em datas ou especiais, do calendário mundial ou no calendário da marca com aquele cliente – aniversário do cliente, de compra… tudo pode ser motivo para estreitar os laços com sua clientela.

Dessa forma, você também destaca-se da concorrência e aprimora a imagem que as pessoas têm da sua empresa, como uma marca zelosa e companheira. E tudo isso pode ser potencializado se você investir na divulgação desses produtos nas redes sociais, o que ajuda a ampliar o seu público e a disseminar os benefícios desses itens, fazendo com que mais pessoas se interessem por eles e, consequentemente, pela sua empresa. 

Conclusão

A melhor parte é que a inovação pode começar a hora que você quiser! No caso dos produtos personalizados, comece a pesquisar por fornecedores de confiança que entregue produtos de qualidade, no prazo e assegure a segurança de todos os envolvidos no processo.

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