Quais são os melhores tecidos para camisetas de bloco de Carnaval?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você está produzindo um bloco e está na dúvida sobre quais tipos de camisetas disponibilizar para quem marcar presença em seu evento? Fique tranquilo. 

Entenda que o carnaval se passa no verão brasileiro, ou seja: calor, muito calor. Para isso, é importante pensar no conforto dos foliões e fornecer camisetas e abadás com tecidos leves, porém resistentes, e que os mantenham frescos e confortáveis ao longo dos dias de folia. Além disso, os abadás e camisetas de blocos também podem ser usados fora de época, como em academias ou em casa.

Confira neste post qual o tipo ideal de tecido para produzir as camisetas do seu bloco e como garantir que as pessoas se vistam com estilo e conforto!

Quais o tipo ideal de tecido para camisetas de bloco de carnaval?

Quando se trata do conforto dos foliões em um bloco de carnaval, a vestimenta (ou a ausência dela em alguns casos) tem um papel fundamental. Eles com certeza irão preferir camisas personalizadas que sejam feitas de tecidos resistentes e que aguentem os dias de folia. Por isso, é essencial verificar o tipo de tecido escolhido para a produção dos abadás do seu evento.

Cada tipo de tecido conta com características específicas para cada necessidade do usuário, além de diferenças de qualidade, preço e nível de conforto. Lembre-se que o carnaval é no verão e ninguém gosta de passar calor e desconforto.

Como estamos focando no carnaval, esqueça aqueles tecidos pesados, escuros, que aquecem mais e absorvem líquidos e foque naqueles que contem com tecnologias para diminuir o calor e o suor no corpo, além de serem resistentes a água, uma vez que o folião pode ter bebidas derrubadas na peça, como os tecidos de fibra sintética.

Dentre os tecidos de fibra sintética para o seu evento, o poliéster é a malha mais famosa. As camisetas feitas em poliéster conseguem manter mais a cor, são mais resistentes e secam rápido.

Você também pode investir em camisetas de Dry-fit, um tipo de malha que é a mais usada quando se trata de atividades físicas, pois possui alta durabilidade e bom caimento. E o que é o carnaval senão uma grande atividade física para aqueles que gostam de curtir?

Graças à tecnologia presente na sua fabricação, o tecido pode “afastar” o suor da pele, ajudando quem a utiliza a se manter confortável e seco. Também existem opções de tecido Dry-Fit com proteção contra raios ultravioletas, para garantir que o folião possa ficar horas ao sol com conforto e protegido das queimaduras (mas não dispensa o uso de protetor solar nas partes expostas, então atenção).

A helanca (ou cacharel), malha composta por 100% poliéster, e a mais usada para a produção de abadás e camisetas para blocos, micaretas, shows e possuem baixo custo. É ela que você deve escolher para produzir as camisetas para o seu evento.

Qual a técnica da estamparia ideal para as camisetas de carnaval?

A técnica mais indicada para a estampagem de camisetas de malha sintética é a sublimação. Ela permite que toda a peça receba a estampa, por isso é muito comum ver abadás de blocos bastante coloridos e chamativos.

Em termos químicos, sublimação significa a passagem de algo em estado sólido para o gasoso, sem que a substância passe pelo líquido. A tinta sublimática passa do estado sólido para o gasoso também de forma direta, por isso a técnica tem este nome.

Só é preciso verificar antes se o tecido escolhido para as camisas do seu bloco tenham pelo menos 60% de fibra sintética para que a sublimação seja bem-sucedida.

Lembre-se que, para que o nome do seu bloco e a sua marca se destaquem, é importante pensar em estampas que conversem com a identidade visual do evento. Caso a estampa entre em conflito com a sua logo, a sua marca pode se perder na mistura de cores e texturas.

Vale a pena investir em um designer que possa te ajudar a pensar em uma boa identidade visual e em uma estampa que possa ser chamativa e bonita e que seus foliões se sintam bem vestindo (e possam customizar as peças como quiserem).

Conclusão

Quando você pensa nas camisetas e abadás para o seu bloco, é essencial levar em consideração diversos aspectos, como:

  • a estação do ano, que conta com altas temperaturas;
  • pessoas aglomeradas e a possibilidade de molhar a peça com bebidas;
  • possibilidade de o folião customizar a peça para dar um toque único a ela;
  • resistência da peça, para que ela dure todos os dias do carnaval e além.

Para que você conte com as melhores camisetas para o seu bloco, não deixe de pesquisar e buscar as melhores estamparias para realizar a produção das peças. Busque por aquelas que contem com bons prazos, preço justo e equipamento de ponta para atender à sua demanda.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas de ouro em sua caixa de e-mail.