Quais são os melhores tecidos para estampar camisetas personalizadas?

Tempo de leitura: 7 minutos

Ninguém gosta de usar camisetas com tecidos de baixa qualidade e que se desgastam rapidamente.

Por isso, é importante ressaltar que cada tecido tem suas características únicas e você precisa verificar cada uma delas para saber qual é o ideal para as suas necessidades.

Continue lendo o post e saiba mais sobre as diferentes variedades de tecidos que existem por aí!

Por que focar a sua atenção nos tecidos?

Se você vai realizar um evento e busca atrair e conquistar clientes, é essencial investir na divulgação da sua marca. E as camisetas personalizadas representam uma ótima oportunidade para fortalecer o seu branding. Oferecê-las como brinde em eventos é uma estratégia que serve tanto para atrair atenção para a sua marca quanto para agradar os convidados.

Quando eles recebem camisetas personalizadas de qualidade, com estampas bonitas e criativas, que remetam à sua marca, as chances de tornar o seu negócio memorável, valorizado e com mais destaque aumentam exponencialmente. 

Pense naquela pessoa que ganhou uma camiseta em seu evento. O que faz ela querer usar a camisa depois? Por ser um item útil e de qualidade, a peça pode ser usada novamente. Sua marca estará ali, presente com a pessoa!

Quais são os melhores tecidos para estampar camisetas personalizadas?

Quando se trata de conforto para quem for vestir as suas camisetas personalizadas, a pessoa que ganhou a sua camiseta com certeza irão gostar mais daquelas que não são feitas de tecidos fracos que irão se desgastar em pouco tempo. 

Cada tipo de tecido tem características únicas, assim como diferenças na qualidade. Por isso, existe distinção nos preços, na durabilidade e até mesmo no conforto proporcionado. Além disso, as técnicas da estamparia atuam de forma diferente em cada tipo de tecido.

No momento da escolha do tecido ideal, também é importante definir para qual atividade a camiseta personalizada será utilizada. Alguns tecidos possuem tecnologia específica para diminuir o calor e o suor no corpo, o que é extremamente funcional para o carnaval, por exemplo. Enquanto isso, outros são mais indicados para utilizar em dias com temperaturas mais amenas. 

Confira alguns exemplos de tecidos a seguir:

Poliéster

Dentre os tecidos de fibra sintética, o poliéster é a malha mais famosa. As camisetas feitas em poliéster conseguem manter mais a cor, são mais resistentes, secam rápido e não há necessidade de passar.

Se o seu evento for voltado para esportes, pode investir em camisetas personalizadas de Dry-fit, um tipo de malha que é a mais usada quando se trata de atividades físicas, pois possui alta durabilidade e bom caimento.

Graças à tecnologia presente na sua fabricação, o tecido pode “afastar” o suor da pele, ajudando quem a utiliza a se manter confortável e seco. Também existem opções de tecido Dry-Fit com proteção contra raios ultravioletas, para garantir que você pratique atividades físicas com conforto e protegido do sol.

A melhor técnica para estampar em tecidos de fibra sintética, como o poliéster, é a Sublimação, sendo possível estampar todo o tecido com diversas combinações de cores. 

Entretanto, as outras técnicas da estamparia não funcionam neste tipo de tecido, além de existirem pessoas que podem ter reações alérgicas a tecidos sintéticos.

Algodão

A maioria das peças nesse tecido possibilita uma maior absorção de suor e são mais confortáveis do que outras malhas.

Esse material pode ser uma ótima escolha para produções em grande escala de camisetas personalizadas para o seu evento, sejam elas brindes para convidados ou até mesmo para a sua equipe que está trabalhando com você. 

A desvantagem é que as camisetas de algodão amassam com mais facilidade, além de serem mais suscetíveis a desbotar com o passar do tempo e se não forem de qualidade. Por isso, você deve se atentar à classificação das camisetas de algodão. O barato pode sair caro no final das contas.

A espessura do fio é o que vai ditar se a camiseta é de boa qualidade ou não. Os valores podem ir de 24.1 a 40.1, sendo que, quanto menor for o número, maior é a espessura do fio. Assim, a qualidade é inferior. 

A decisão sobre a espessura do fio, você só irá definir de acordo com a necessidade do seu evento. Por exemplo, se o foco não for a qualidade do produto, então, você pode buscar por camisetas de algodão fio 24. Se o objetivo for oferecer brindes na categoria premium, ou seja, da melhor qualidade, aposte em camisetas de algodão fio 30 ou 40 penteado.

Fio 24

As camisetas com algodão fio 24 tendem a ser mais finas e pouco duráveis. Já o fio 30 tem a espessura menor que o fio 24 e, consequentemente, possui maior qualidade. Então, a escolha vai depender do orçamento que você tiver. Caso não seja tão alto, pode considerar um material com menor qualidade.

Fio 30 cardado

O fio 30 cardado é confortável, mas não passa pelo mesmo tratamento que o fio 30 penteado. É a camiseta mais indicada para o seu evento, seja ela entregue como brinde ou uniforme. Não possui qualidade inferior, como as de fio 24 e não são tão caras como as de fio 30 penteado.

Fio 30 penteado

O fio 30 penteado é o que possui maior qualidade dentre os três tipos de malhas de algodão que falamos até aqui, pois, ele passa por um tratamento diferenciado. Através de uma penteadora, todas as impurezas e as fibras mais curtas presentes no tecido são removidas.. É daí que surge o nome “penteado”.

Quanto mais curtas as fibras do tecido forem, mais formação de pilling ocorre, ou seja, as famosas bolinhas que aparecem em qualquer camiseta de baixa qualidade. Além disso, é possível também surgirem defeitos na regularidade dos fios. 

Embora as camisetas compostas por fio 30 penteado possuam um custo mais alto, ainda apresentam um ótimo custo-benefício por conta da sua durabilidade e qualidade. 

Então, fique atento na hora de escolher o tecido para a sua peça. Se o orçamento para a produção das camisetas do seu evento permitir, opte pelo fio 30 penteado. Ou até mesmo o fio 40 penteado, que proporciona um toque mais macio, melhor caimento no corpo e traz um aspecto mais bonito para a camiseta.

Você nem imaginava que existiam tantas opções para camisetas personalizadas em algodão, imaginava? O tecido em algodão é bastante versátil e pode ser utilizado para diferentes finalidades, o que o torna uma ótima opção para as camisetas do seu evento.

Lembrando que a maioria das técnicas de estampagem podem ser aplicadas em camisetas de algodão, como a Serigrafia, o Transfer e o Silk Digital.

Como produzir as melhores camisetas personalizadas?

Um dos pontos mais importantes é procurar uma boa empresa de estamparia, que atenda dentro dos prazos, principalmente se você já conta com as datas do seu evento agendadas.

O preço também precisa ser justo e a equipe responsável precisa ser capacitada e estar pronta para identificar quais são as demandas do seu evento. 

Não hesite em pesquisar, em verificar as avaliações e fazer todos os tipos de perguntas no momento em que entrar em contato com a estamparia.

Entendeu como a escolha do tecido ideal pode fazer toda a diferença na qualidade do seu produto e, consequentemente, na marca do seu evento? Então descubra mais baixando o nosso eBook gratuito clicando na imagem abaixo.

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!