Saiba tudo o que é preciso para criar uma estampa de camiseta

Tempo de leitura: 7 minutos

Um dos grande dilemas de quem está pensando em produzir camisetas estampadas é a etapa de criação das estampas. Pode parecer que existem muitos processos a serem seguidos até o resultado final, mas viemos aqui te ajudar e mostrar que é bem mais simples do que parece.

Para isso, preparamos um post com tudo o que você precisa saber para criar uma estampa de camiseta de qualidade. Boa leitura!

Primeiro passo: pesquise bastante!

O primeiro passo para criar uma estampa de camiseta é saber para quem ela será direcionada. Você pode saber quem é o público que quer atingir através de pesquisas do nicho que o seu negócio será inserido.

Filmes, séries, música, frases divertidas, memes… É importante saber para poder dar o primeiro passo na criação das estampas. Caso seja um evento corporativo, busque formas criativas de ilustrar e exibir sua marca para os participantes.

Segundo passo: hora de criar uma estampa de camiseta

Você pode criar as estampas de diversas formas. Desde criar desenhos manualmente e digitalizar no computador até contratar um designer profissional para criá-las. Conte com a internet para buscar fontes de inspiração. São infinitas!

Use a tecnologia ao seu favor

Falando em internet, hoje em dia você pode criar designs de estampas, desde os mais simples até os mais profissionais, usando aplicativos de celular.

Adobe Photoshop Express

O Photoshop é um dos principais programas quando pensamos em edição de artes gráficas. Não dá para imaginar o tratamento de fotos ou até a criação de artes gráficas sem fazer com que eles passem pelo Photoshop em algum momento.

O Adobe Photoshop Express é um aplicativo completamente gratuito, mas com limitações. A versão completa precisa de uma licença anual para que todos os recursos, como filtros e plugins, possam ser usados. Ele é um dos mais completos entre a concorrência.

Baixar o app Adobe Photoshop Express para Android

Baixar o app Adobe Photoshop Express para iOS

Snaptee

Esse é um aplicativo próprio para criar camisetas e foi idealizado somente para isso. Com o aplicativo Snaptee, você criará camisetas on-line com seu celular, de forma simples, somente arrastando e soltando elementos nos modelos já prontos.

É claro que este aplicativo não substitui de forma alguma programas profissionais de design como o Illustrator, o CorelDRAW e outros, mas é bem útil se você precisa criar um rascunho de camisetas, seja para apresentar como sugestão de brinde ou solicitar um orçamento em uma estamparia, por exemplo.

O Snaptee para criar camisetas chama a atenção por possibilitar que não apenas camisetas sejam criadas, mas também moletons, regatas e muito mais!

Baixar o app Snaptee para Android

Baixar o app Snaptee para iOS

Desygner

Fechando a nossa lista com chave de ouro, não poderíamos deixar de recomendar um dos aplicativos para a produção de artes gráficas mais completos da atualidade: o Desygner.

Ele transforma o seu smartphone em uma verdadeira estação de trabalho, pois conta com mais de 1 milhão de layouts disponíveis e o melhor: são gratuitos! Você não vai precisar desembolsar qualquer centavo para criar o conceito e design das suas camisetas personalizadas.

Baixar o app Desygner para Android

Baixar o app Desygner para iOS

Terceiro passo: escolher a melhor técnica de estampagem

Quando se trata de estampas em camisetas, existem diversas técnicas que variam de acordo com o tipo de tecido e o quanto você pode gastar. Saiba mais sobre elas a seguir!

Serigrafia (Silk Screen)

No processo de Serigrafia, são usadas telas com os recortes que farão parte da estampa. Desta forma, no momento em que as telas forem colocadas sobre a peça que será estampada, a tinta passará apenas pelos espaços recortados.

Vantagens

A Serigrafia é uma das técnicas mais resistentes, além de possuir um baixo custo em equipamentos para serem usados na produção, ela ainda funciona muito bem em tecidos escuros.

Desvantagens

Por necessitar de uma tela para cada cor da estampa, há uma limitação na quantidade que podem ser usadas na estampa. Além disso, para compensar os gastos com as telas, é preciso que o pedido seja em grandes quantidades.

Transfer

Como o próprio nome já diz, significa “transferência”. Não é necessário ter muitos recursos para produzir e o custo não é alto. Você precisará apenas de uma impressora, um papel específico para o transfer e uma prensa térmica. Sabe aquela sensação de que a área da estampa fica mais dura que o resto do tecido? Isso acontece, porque não é um processo que está tingindo a camisa, e sim, “colando um adesivo” nela.

Vantagens

Por ser um processo relativamente simples, não necessita de uma quantidade mínima de peças para poder ser feita. O custo é relativamente baixo, e a margem de lucro pode ser muito alta, caso esteja interessado em vender o que produzir.

Desvantagens

Na maioria dos casos, dá para notar a aparência de adesivo colado no tecido, principalmente se o Transfer for feito em camisas pretas. Entretanto, com a tecnologia atual presente em alguns processos de Transfer, este problema foi resolvido.

Sublimação

Pensando quimicamente, a Sublimação ocorre quando os elementos passam direto do estado sólido para o gasoso, como no caso do gelo seco. Já na estamparia, a tinta sublimática é impressa em um papel, passando do estado líquido para o sólido. Ao ser prensada contra a camisa com uma prensa térmica, a tinta passa do estado sólido para o gasoso e penetra no tecido, aderindo totalmente à superfície. 

Vantagens

Não existe uma limitação com relação a quantidade de cores que podem ser usadas. É possível também realizar estampas completas em todo o tecido. É um processo rápido e o custo para produzir uma peça ou cem peças é parecido. 

Desvantagens

Além de não funcionar em tecidos escuros, eles precisam ser sintéticos para que a estampa possa ser feita. Os tecidos de poliéster são a superfície ideal para receber a sublimação. É preciso verificar antes se o tecido tem pelo menos 60% de fibra sintética para que a sublimação seja bem-sucedida. 

Impressão Digital (Silk Digital)

A Impressão Digital, também conhecida como Silk Digital ou DTG (Direct To Garment Printing), é o que há de mais moderno na área da estamparia. É possível usar a Impressão Digital para criar peças piloto de uma coleção da sua loja, a estampa de uma camiseta que será usada em um único evento da sua empresa ou testar uma estampa antes de produzir em larga escala.

Vantagens

Com a Impressão Digital, é possível imprimir diretamente em tecidos escuros, sem deixar detalhes visíveis, como a aparência adesivada que o Transfer deixa. Além disso, as cores não são limitadas, permitindo maior liberdade criativa. E é possível produzir camisas por demanda, já que não existe uma quantidade mínima para a produção.

Desvantagens

Além de ser recomendada a aplicação em camisas de algodão, as tintas e os equipamentos não são baratos, inclusive necessitam de manutenções periódicas no equipamento.

Quarto passo: mandando para a produção

Agora que as estampas estão prontas, está na hora de mandar as peças para a produção. Lembre-se que a qualidade da estampa deve estar acima dos 300 dpi para que ela não fique com baixa resolução no momento final e atrase a produção.

Busque também estamparias especializadas e que contem com um time que possa ajudar você a tomar as melhores decisões com o seu negócio. Não se esqueça que começar um negócio de camisas estampadas necessita de muita atenção e dedicação!

Ah, e assine a nossa newsletter para receber mais dicas como esta!