Silk digital: o futuro da estamparia

Tempo de leitura: 3 minutos

Está em busca de camisetas personalizadas para sua turma ou para a sua equipe de trabalho? Depois de escolher a estampa, o modelo da sua camiseta, a cor e o tecido é preciso decidir qual será método de impressão, não é mesmo? Você conhece o silk digital?

Esse método de impressão usa uma impressora jato de tinta para imprimir imagens diretamente sobre uma camiseta. No post de hoje vamos explicar melhor o que é o silk digital e quais as vantagens dessa técnica. Que tal conferir?

O que é Silk digital?

No Silk Digital, também conhecido como DTG  (direct to vestuário) printing, uma impressora especial de jato de tinta aplica a tintura têxtil diretamente sobre a peça de roupa. Após a impressão utiliza-se uma prensa industrial para secar e fixar rapidamente a tinta no tecido.

É como imprimir em papel, mas ao invés imprimir panfletos, informativos e documentos, a impressora DTG imprimirá uma estampa na sua camiseta. O silk digital utiliza tintas especiais à base de água, que são rapidamente absorvidas pelas fibras da camiseta, produzindo uma estampa bonita, colorida e de alta qualidade.

Vantagens do silk digital

O silk digital representa uma revolução tecnológica quando o assunto é a criação de camisetas personalizadas. Esse novo método de impressão em tecido permite maior liberdade de criação quando comparado a outras técnicas de personalização de camisetas como o silk screen, o método de impressão que dominou o mercado por décadas.

Essa liberdade se deve, principalmente, ao fato de o silk digital permitir criar camisetas usando imagens ou fotografias exclusivas, ricas em detalhes. A impressão DTG também rompeu a barreira do limite de cores e permite imprimir gravuras que usem mais de 16 milhões de cores, diretamente sobre uma camisa em uma única passagem, seja em tecidos brancos ou em tecidos coloridos.

Crie peças exclusivas

Outra vantagem do silk digital é que a técnica permite produzir uma única peça, com design exclusivo. É possível, por exemplo, criar a sua própria linha de estampas ou criar camisetas com frases criativas e divertidas e ter um guarda-roupa exclusivo.

Também é possível usar o DTG printing para criar as peças piloto de uma coleção, criar a estampa de uma camiseta que será usada em um único evento ou testar uma estampa antes de produzir as camisas de todos os integrantes da sua turma.  Vale lembrar que embora a impressão DTG seja menos econômica do que uma impressão em silk screen, essa técnica permitirá que a sua roupa fique pronta em apenas algumas horas.

Embora seja possível imprimir uma grande quantidade de peças usando a impressora DTG, essa é a melhor escolha para quem vai comprar poucas camisetas personalizadas, uma vez que a técnica permite obter uma amostra e evitar o alto custo de produzir peças em silk screm.

Agora você já sabe o que é silk digital e quais as vantagens desse tipo de impressão. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, as suas dúvidas sobre o assunto!