Uniformes profissionais: saiba como escolher os melhores tecidos

Tempo de leitura: 4 minutos

Você trabalha na gerência de uma grande empresa e recebeu a função de encontrar um bom fornecedor para os uniformes profissionais dos seus funcionários? Ótima notícia!

Contudo, apesar de parecer simples, essa tarefa requer atenção e, muitas vezes, faz com que surjam inúmeras dúvidas entre os gestores. A principal delas é em relação ao tecido e custo-benefício das peças: afinal, qual é a matéria-prima com maior conforto e durabilidade?

Se essa é uma das suas principais inseguranças, pode ficar tranquila! No post de hoje, listamos tudo o que você precisa saber para fazer um bom pedido e trazer ótimos lucros para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

Conheça os modelos de uniformes profissionais

Hoje em dia, podemos contar com uma grande variedade de modelos de peças para os uniformes profissionais. Cada um deles pode ser destinado à uma área profissional diferente, para que o funcionário exerça atividades específicas.

Ou seja, para cada segmento da indústria é possível encontrar um tipo de uniforme que ofereça maior durabilidade e conforto ao longo da jornada de trabalho. Por essa razão, é muito importante verificar quais são as reais necessidades dos seus funcionários, bem como as do ramo da sua empresa, antes mesmo de buscar por um fornecedor.

As peças mais usadas atualmente são:

· Calça;

· Bermuda;

· Camisa;

· Camiseta;

· Macacão;

· Jaleco.

Entenda importância de escolher o tecido certo

Muitos empresários e gestores não se dão conta, mas a escolha certa do tecido é muito importante no processo de confecção do uniforme. Isso porque, o tecido ideal para o seu segmento terá a capacidade de oferecer um bom caimento, mais conforto aos profissionais, além de durar por muito mais tempo.

Já imaginou como pode ser desagradável escolher um tecido grosso e extremamente quente para funcionários que trabalham em ambientes de altíssima temperatura? Nestas situações, o mais recomendado é encontrar matérias-primas que permitam que a pele respire melhor, sem atrapalhar as atividades dos profissionais da sua empresa.

Também é importante alinhar essas características ao custo-benefício da sua peça. Não são raras as vezes em que optamos por produtos mais baratos. Mas, nem sempre, estes itens terão muita durabilidade. Sendo assim, encare essa tarefa com olhar estratégico e sempre pensando no lucro a longo prazo. Vale a pena!

Confira os tecidos utilizados para cada segmento

Em geral, os uniformes profissionais são divididos em categorias, de acordo com as suas áreas de atuação. Por exemplo, você encontrará peças especiais para o setor de humanas, biológicas e exatas. Então, nada melhor do que identificar bem o seu segmento no mercado e, a partir disso, escolher as melhores opções para a sua empresa. Veja as principais:

Setor de serviços

Aqui, estão os profissionais que trabalham em estoques, carregamento de mercadorias, dentre outros. Como esses funcionários praticam muito esforço físico, o ideal é encontrar tecidos resistentes e, ao mesmo tempo, que colaborem para a respiração da pele. O brim, o jeans e as opções 100% algodão são alguns exemplos. Já para recepcionistas, vendedores e profissionais que trabalham ao ar livre, são recomendadas as peças em microfibra e algodão.

Setor hospitalar

Esses profissionais precisam de conforto e, acima de tudo, muita proteção. Sendo assim, os melhores tecidos são o brim e o oxford. Há ainda, a possibilidade de optar por peças que recebem tratamentos exclusivos e que combatem o risco de infecções no trabalho.

Setor industrial

Para os profissionais que atuam no campo operacional e industrial, como é o caso dos bombeiros, profissionais da construção civil e fábricas, o mais indicado é optar por tecidos que oferecem o máximo da resistência no dia a dia. No mercado, é possível encontrar tecidos técnicos, que contam com proteções contra os raios solares, antichamas e, até mesmo, anticorrosivas. Fique de olho!

Além de todas essas opções, você ainda pode investir em uma personalização para o seu uniforme. Um bom exemplo são as empresas que apostam em vestimentas com os seus logos bordados ou estampados. Esse detalhe ajudará a deixar a peça esteticamente mais agradável, além de colaborar para a identidade visual da empresa.

Viu, só? Seguindo essas dicas fica mais fácil encontrar um bom fornecedor e confeccionar os seus uniformes profissionais, não é? E agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite para conhecer também os excelentes serviços da Sheik Estamparia!